terça-feira, 23 de agosto de 2016

A-29 Super Tucano 'NG'?



        Um breve momento de devaneio...

        É fato que o A-29 Super Tucano já é uma aeronave completa, ela atende a uma proposta bem definida e crescente no meio militar - Aeronaves de baixo custo. Pelo fator descrito, um 'upgrade' não se faz necessário a aeronave, porém caso algum dia assim se faça,como deverá ser o 'Super Tucano NG', a evolução do Super Tucano?



         -Desempenho-

         Um limitante da aeronave é ser turbo-hélice, seu motor limita o desempenho da aeronave a pouco menos de 600 Km/h. Ao meu olhar de leigo na aviação, um aumento na velocidade certamente seria um 'upgrade' muito bem vindo, a adoção de um termo-jato, associado a uma turbina convencional levaria o nosso 'guerreiro' a níveis superiores.


               A adição  do 'termo-jato' me parece simples, um pequeno compressor movido pelo motor principal, ficaria responsável por comprimir o ar, posteriormente incendiado e liberado sob alta pressão, gerando uma quantidade de empuxo suficiente pra elevar os níveis de velocidade e de carga paga.
                                       (Esquema simplificado do funcionamento do termo-jato)

           Aviões como o Caproni Campini N.1 e o Mikoyan-Gurevich I-250 usavam motores termo-jatos, não obtiveram sucesso.

          -Sensoreamento-

            Um avião de ataque do século XXI sem radar, chega a ser frustrante saber disto. Não é demérito, o  A-29 cumpre com maestria sua missão, mesmo sem este componente, porém certamente haveria um ganho em precisão, caso o Super Tucano trabalhasse com radar próprio.
             O radar geralmente é alojado no nariz dos aviões, o Super Tucano tem uma hélice impedindo a instalação do radar por ali, porém olhando mais de perto percebe-se que ainda sobra um pequeno 'nariz', após as hélices, um radar bem pequeno talvez possa caber ali, com um breve aumento de volume daquela estrutura.
              O Radar EL/M 2001B parece cumprir os requisitos de tamanho, pesando cerca de 50 Kg , operava no radome dos AMX Italianos e talvez possa ser utilizado.

EL/M 2001B
                         

                            -Armamento-

                             O A-29 Atual opera uma extensa gama de armamentos, tendo como arma orgânica duas metralhadoras calibre .50 pol. Este armamento orgânico poderia ser substituído por nada menos que canhões de 20 mm, o Pontiac M-39A2, que opera nos aviões F-5 Tiger II. 

É uma arma compacta, que certamente traria um bom ganho no poder de fogo do A-29 


           
                   Outra opção interessante, que poderia ser integrada ao A-29 'NG', seria  os chamados  APKWS- Advanced precision kill weapon System - nada menos que foguetes guiados a laser/GPS, é um armamento de precisão barato e de extrema efetividade, principalmente nos cenários que o Super Tucano combate, onde geralmente os alvos não são  maiores que caminhonetes equipadas com metralhadoras na carroceria, além de barbudos com 'AKs'.





Estas modificações não passam da imaginação deste Editor, quem sabe..algumas nem sejam viáveis ou possíveis, mas é como diz o ditado-Sonhar não paga imposto!


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